Muitas pessoas encaram o marketing digital como a simples utilização de ferramentas digitais para a promoção de produtos ou serviços de uma empresa.
Entretanto, a verdade é que essa estratégia de marketing busca se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor e criar bons relacionamentos que resultam em vendas.
Você já reparou nas mudanças da forma como os consumidores compram e se relacionam com empresas e serviços? É cada vez maior o número de clientes que buscam viver boas experiências com as empresas de quem consomem — indo muito além de uma simples relação comercial que se dá somente na hora da compra.
Uma pessoa interessada em um determinado produto pode realizar uma pesquisa no Google e encontrar diversas informações relevantes sobre ele. Depois de seguir a empresa nas redes sociais, trocar informações e iniciar um relacionamento com essa empresa, o cliente recebe alguns e-mails marketing estratégicos reforçando o valor do produto/serviço e, então, está preparado para tomar a sua decisão de compra.
A grande dificuldade dos empreendedores que desejam aplicar o marketing digital em seus negócios está em compreender como utilizar todas as ferramentas disponíveis em torno de uma estratégia que efetivamente traga resultados reais para seus negócios.
Neste artigo, veremos quais são as melhores práticas de marketing digital para você aplicar em sua empresa para alcançar os objetivos desejados. Confira agora!
Primeiro entenda bem a sua persona
Uma persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal, considerando todas as suas características pessoais: dados demográficos, hábitos de consumo, hobbies, aspirações pessoais, dificuldades, objeções, entre diversas outras informações que podem ser utilizadas. Quanto mais completa é a sua persona, mais assertivo você será na sua estratégia de marketing digital.
Conhecer o seu cliente é fundamental para conseguir criar uma boa conexão. Uma construtora, por exemplo, que está lançando um novo empreendimento e sabe que o seu público-alvo são famílias de jovens recém-casados tem a possibilidade de ser mais assertivo nas suas ações, uma vez que sabe ao certo para quem deve ser direcionada toda a comunicação.
Empodere seus clientes com conteúdo útil e encante-os
Depois de buscar conhecer melhor a sua persona, você precisa utilizar essas informações ao seu favor, concorda? A principal forma de atingir o público com uma estratégia de marketing digital é criando conteúdos relevantes para a sua audiência no exato momento em que eles procuram pelos produtos/serviços da sua empresa.
Esses conteúdos podem trazer vários benefícios para sua empresa como educar o potencial cliente em relação ao seu produto/serviço, aumentar a visibilidade da sua marca e encantar o seu público — criando uma percepção ainda mais positiva sobre a sua empresa.
O poder do e-mail marketing
Uma das principais formas de se relacionar com o cliente é através do e-mail marketing. Afinal, a comunicação por e-mail é mais pessoal e torna mais eficiente a entrega das informações que você deseja, educando o seu potencial cliente com relação ao seu produto/serviço. Confira abaixo algumas das principais vantagens de utilizar o e-mail marketing:
- Grande parte dos seus potenciais clientes utiliza regularmente a sua conta de e-mail;
- É possível personalizar os e-mails de forma automática de acordo com as caraterísticas de cada usuário;
- Também é possível segmentar a comunicação — enviando e-mails informativos para quem ainda está conhecendo a sua empresa e e-mails com ofertas para quem já está pronto para a compra;
- A comunicação por e-mail fortalece o relacionamento com o público e mantém a sua empresa presente em suas vidas;
- Você pode aumentar o tráfego do seu website através do envio de e-mails;
- Todos os resultados das ações com e-mail marketing são facilmente mensuradas por ferramentas eficazes on-line;
- Amplie os canais de comunicação com o seu cliente, aproximando-se de uma estratégia omnichannel.
Esteja onde seus clientes estão
Para o funcionamento adequado de uma estratégia de marketing digital é preciso que você esteja presente nos mesmos ambientes que o seu cliente. De nada adianta se uma empresa de intercâmbio que tem como objetivo comunicar-se com jovens executar suas ações digitais no Linkedin — que é uma rede social mais formal e com foco profissional.
É preciso identificar em quais ambientes virtuais estão os seus clientes ideais para que você possa ser notado por aqueles que mais se interessam pelo seu produto/serviço. Nesse sentido, as mídias sociais podem ser muito importantes para gerar visibilidade e permitir a interação direta com o público, uma vez que também é possível segmentar as suas ações para atingir seu público e ser assertivo em sua estratégia.
E não esqueça também que a rede de pesquisa do Google é muito importante também, pois sua empresa aparece para seus potenciais clientes no momento em que eles estão buscando informações pelos serviços/produtos do seu negócio na internet.
Aplique estratégias que tragam visibilidade para o seu negócio
Quanto maior for o tráfego de visitantes que você gerar, maiores são as chances de gerar leads e fechar novas vendas. Por essa razão, a sua empresa deve adotar práticas de marketing digital que tragam visibilidade para o seu negócio e facilitem que sua empresa seja facilmente encontrada.
Nesse sentido, as principais práticas são as estratégias de SEO e mídia paga:
- Estratégias de SEO: esse é um conjunto de estratégias de palavras-chave que melhoram o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca da Google. Quanto melhor posicionado você estiver entre os resultados, maiores as chances que seja notado pelos usuários. Segundo o estudo Google Organic Click Through Study: comparison of Google’s CTR by Position, Industry and Query Type (Estudo dos Cliques Orgânicos do Google: comparação da CTR do Google por Posição, Indústria e Tipo de Consulta, em tradução livre), lançado pela empresa Internet Marketing Ninjas, o melhor posicionado na pesquisa Google leva 21% dos cliques, comparado a 10% do segundo colocado.
- Mídia paga: outra forma de aumentar a visibilidade sobre a sua empresa é investindo na mídia paga — como Google Adwords ou Facebook Ads. Com o uso dessas ferramentas, você paga para que os conteúdos da sua empresa sejam vistos por mais pessoas, com a possibilidade de segmentar bem os seus anúncios e impactar aqueles que são potenciais clientes.
Mensure as suas atividades e ajuste se necessário
Quando você realiza ações como colocar anúncios em jornais ou espalhar outdoors pela cidade é muito difícil mensurar os resultados com precisão, concorda? Além disso, você também não consegue identificar quais aspectos podem ser melhorados para alcançar um desempenho mais eficiente nas próximas ações.
Através das estratégias de marketing digital é possível mensurar com precisão todos os resultados obtidos com as suas ações na internet. Assim, fica mais fácil adaptar as suas ações para trazer resultados mais assertivos e de acordo com os reais objetivos da sua empresa.
Por que alguns e-mails têm taxas de abertura tão superiores aos demais? Por que algumas publicações no Facebook possuem um alcance tão pequeno? Quais são os horários do dia em que mais usuários visitam o seu site? Como posso modificar meus e-mails com baixa abertura para se tornarem mais atrativos e aumentar a taxa? Todas essas informações podem ser muito úteis para potencializar os seus resultados.
Marketing digital: encontre as oportunidades certas
O marketing digital é essencial para as empresas. Essa é uma ferramenta poderosa para garantir que seu negócio atinja os seus objetivos em vendas, amplie a sua presença digital e crie autoridade de mercado. Trata-se de um grande leque de oportunidades que podem ser exploradas e potencializadas quando adotada uma estratégia de marketing eficaz e com foco em resultados.
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