O Marketing para concessionárias pode ser o grande diferencial para que a sua empresa se destaque em meio a um mercado tão competitivo e repleto de concorrentes.
Para isso, é importante se adaptar às novas tendências do mercado digital e compreender as necessidades e desejos do seu consumidor. Atualmente, é na internet que estão as maiores oportunidades de vendas para o segmento automobilístico. Até alguns anos atrás, os consumidores buscavam por veículos nas páginas de classificados do jornal, hoje basta fazer uma rápida pesquisa no Google para ter acesso a inúmeros anúncios de venda, não é mesmo?
Para se destacar nesse ambiente, adotar uma estratégia de marketing digital assertiva é uma das melhores formas da sua concessionária atingir as metas de vendas. Pois, através de ações bem planejadas é possível criar novas oportunidades para alcançar as metas mensais em seu salão de vendas.
Veremos neste artigo como levantar os resultados da sua empresa com o Marketing para Concessionárias. Confira agora!
Por que o marketing para concessionária pode aumentar as suas vendas?
Como vimos acima, os hábitos dos consumidores estão mudando. Quantas vezes você já pesquisou na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço? Ou então começou a seguir uma empresa nas redes sociais para ter acesso às informações publicadas?
Essas são situações cada vez mais comuns entre os consumidores brasileiros. E isso afeta diretamente também o segmento de concessionárias. No evento “Think Auto with Google“, promovido pela Google para falar sobre a nova realidade do mercado automotivo, foram expostos alguns dados muito relevantes:
- 90% das pessoas usam a internet para pesquisar carros antes da compra.
- O volume de pesquisas por veículos na internet aumentou em 377% nos últimos cinco anos.
Esteja exatamente onde os seus clientes estão!
O Marketing para Concessionárias consiste em levar sua empresa para os mesmos ambientes que os seus clientes estão. Se você deseja que os seus produtos sejam vistos por potenciais clientes, então precisa se certificar de que a sua empresa realiza ações que atingem facilmente esse público, certo? Atualmente, o ambiente em que o público está é a internet.
Imagine o desperdício de tempo e dinheiro que uma concessionária possui quando anuncia os seus carros em uma página inteira no jornal quando grande parte dos seus potenciais clientes procuram por veículos na internet. Em vez de estar com o jornal do dia em mãos, o público está navegando em seus smartphones e tablets para ter acesso à informações úteis sobre o seu próximo carro.
Um ótimo exemplo disso são as mídias sociais. Esses ambientes reúnem milhares de pessoas interessadas em acessar informações e interagir. Possuir um perfil ativo nas principais mídias sociais (como Facebook e Instagram) possibilita que você seja encontrado e interaja com o seu público para criar bons relacionamentos — que podem se transformar em vendas.
Crie conteúdos inteligentes para converter seus visitantes em vendas
Outra estratégia que deve ser adotada pelas concessionárias é o marketing de conteúdo. Você já reparou como é cada vez maior o número de empresas que possuem um blog empresarial e publicam frequentemente detalhes e vantagens dos seus produtos e serviços?
Essa estratégia é muito efetiva para educar o público sobre o seu produto/serviço e também contribui para que o seu site seja encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca do Google. Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo é possível atrair pessoas interessadas no seu produto, nutri-las com informações relevantes e conduzi-las até a sua concessionária para concluir uma compra de um automóvel.
Imagine um usuário que está em dúvida entre três modelos de carros muito semelhantes com a mesma base de preço. Você pode produzir um material que faz um comparativo entre esses carros para ajudá-lo a tomar a sua decisão. Mesmo que isso não garanta uma venda no momento, você cria uma ótima imagem para a sua marca e aumenta a autoridade da sua empresa, assim como a visibilidade dos seus produtos.
Aumente sua presença digital com a ajuda de campanhas pagas
As campanhas de mídia paga podem potencializar os resultados das ações de Marketing para Concessionárias. Já imaginou aparecer em destaque nas pesquisas do Google ou então ter as suas publicações aparecendo na timeline de usuários interessados em adquirir veículos no Instagram?
O Google Adwords e o Facebook Ads são as ferramentas mais utilizadas para o impulsionamento de publicações na internet. Além de ampliar a visibilidade da sua concessionária, as campanhas de oferta direta são uma ótima forma de segmentar seus anúncios e alcançar os clientes que estejam interessados em comprar um veículo, exatamente no momento em que eles estiverem buscando pelo seu produto on-line.
Essas ferramentas também possibilitam que você acerte nos anúncios mostrados para cada usuário. Um jovem comprando o seu primeiro carro pode receber informações sobre os modelos mais populares e esportivos, enquanto um pai de família pode buscar por um carro mais espaçoso e confortável. Acertar nessa abordagem também garante mais resultados para a sua empresa.
Adote as melhores ferramentas do mercado e otimize seu tempo
Com toda a evolução do marketing digital, surgiram diversas ferramentas inovadoras como, por exemplo, o Inbound Marketing que pode ajudar a otimizar os resultados do Marketing para Concessionárias — dando mais eficiência aos processos de vendas na sua empresa.
Confira alguns exemplos de ferramentas que você pode utilizar na sua estratégia de Marketing para Concessionárias:
- Software de CRM: um programa voltado para a gestão do relacionamento com o cliente, permitindo o acompanhamento de todos os leads gerados pela sua empresa e facilitando a execução de ações personalizadas para cada um deles.
- Automação de e-mail marketing: o envio de e-mail marketing para o seu público é uma excelente forma de promover o engajamento e fechar novas vendas. Não é necessário enviar cada um dos e-mails manualmente. Com o auxílio de uma ferramenta, você pode automatizar esse processo.
- Landing page: possuir boas páginas para captura de leads é essencial para que sua concessionária converta cada vez mais os visitantes do seu site, personalizando suas campanhas para cada um dos modelos que sua empresa ofertar e melhorando a taxa de conversão das suas campanhas digitais.
- Chatbot: já imaginou se fosse possível responder às principais dúvidas dos seus clientes de forma automática? É esse o objetivo do chatbot — um software que automatiza a comunicação com o público.
Alinhe as estratégias entre o setor de vendas e o setor de marketing da sua concessionária
Um dos grandes desafios para aumentar os resultados em vendas utilizando o Marketing para Concessionárias está em integrar o setor de marketing com o setor de vendas. Em vez de ter vendedores que tentam convencer pessoas aleatórias que não possuem o menor contato com a sua empresa a realizar uma compra, é possível identificar aqueles leads que estão mais propícios a comprar um veículo.
Esse é o conceito do Smarketing — que é o resultado da união entre “sales” (vendas) e “marketing”. Quando marketing e vendas trabalham em sinergia, ambas as equipes conseguem aumentar a sua produtividade e potencializar os resultados — provocando um aumento de até 20% no crescimento anual de uma empresa, segundo estudos da Aberdeem Group.
Incorporar a união entre esses dois setores na sua estratégia de Marketing para Concessionárias aumenta as chances de fechar mais vendas. Com o uso das ferramentas digitais você consegue identificar facilmente o perfil de cada lead e encontrar o momento ideal de fechar uma venda.
Fique atento nas tendências do Marketing para Concessionárias
É importante se adaptar ao mercado e estar antenado com as novas tendências de Marketing para Concessionárias. Quando bem associados, o Inbound Marketing e o Inbound Sales são estratégias eficazes e que trazem resultados reais para a sua empresa. Conhecer bem as oportunidades criadas por essas estratégias pode alavancar as vendas do seu negócio e tornar a sua concessionária uma verdadeira máquina de vendas.
Você gostou das informações sobre o Marketing para Concessionárias? Conheça também o Inbound Sales, a estratégia de marketing que alinha a sua equipe de marketing e vendas e entrega a melhor experiência de compra para os seus clientes, gerando mais vendas para a sua empresa. Baixe agora o nosso o eBook!