As ferramentas de marketing digital podem ajudar a sua empresa a potencializar seus resultados, principalmente em vendas.
É cada vez maior o desafio de se adaptar às mudanças do mercado, não é mesmo? E, nos dias de hoje, ter uma estratégia digital é essencial para a sobrevivência do seu negócio diante de um mercado competitivo. Com o uso das ferramentas certas é possível tornar todo o seu trabalho mais prático e otimizado —reduzindo o tempo gasto e aumentando a efetividade das ações executadas.
Já imaginou você fazer a produção e distribuição de tipos de conteúdo de forma automática? Ou monitorar o histórico de cada um dos seus clientes em uma única plataforma entregando dados e resultados assertivos sobre as suas ações? Esses são apenas alguns exemplos de como essas principais ferramentas de marketing digital podem ajudar a sua empresa.
Neste artigo, você vai conhecer 10 importantes ferramentas para serem utilizadas na implementação de uma estratégia de marketing digital eficaz que busca alavancar as vendas da sua empresa. Confira agora!
As 10 ferramentas de marketing digital que sua empresa precisa ficar atenta
1. Contentools
A Contentools é um software de marketing de conteúdo que possibilita as empresas produzirem seu conteúdo de forma escalável e automatizada. A plataforma é um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) que engloba todos os processos desde montagem de time, criação de persona, criação de estratégia, produção de conteúdo e materiais ricos, publicação e distribuição em blogs e redes sociais.
Através da sua utilização, todo o processo do marketing de conteúdo pode ser automatizado. Isso torna a execução da sua estratégia mais simples, potencializando os resultados obtidos pelo seu time nas etapas do funil de vendas.
2. WordPress
O WordPress também é uma ferramenta de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) e é utilizado para alimentar sites e blogs. A sua grande popularidade é explicada pela versatilidade da ferramenta, e por isso, empresas de todos os portes e segmentos já utilizam e trabalham a sua presença no mundo digital através dessa plataforma.
O WordPress conta com uma interface de gerenciamento fácil e atende a vários níveis. Além disso, existem uma variedade de plugins relevantes para otimizar e adicionar novas funcionalidades à plataforma. Entre os plugins de destaque está o Oyster, que serve para otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca (SEO).
3. SemRush
O SemRush é uma das ferramentas de palavras-chave mais utilizadas no mundo. Ele reúne diversas funcionalidades que permitem que todas as suas ações envolvam palavra-chave, SEO, conteúdo, backlink e pesquisas otimizando assim de forma estratégica com números importantes como volume de pesquisa de palavras-chave, SEO on Page, análise de URL e concorrência.
Entre as suas principais funcionalidades estão a análise das palavras-chave utilizadas pela concorrência e insights para otimizar os resultados nas buscas orgânicas, tudo isso através de uma interface de fácil utilização. Com isso, o SemRush oferece tudo para potencializar as suas estratégias SEO e atrair mais tráfego para os seus canais.
4. Google Search Console
Essa é uma ferramenta desenvolvida pelo Google para que você consiga entender como o mecanismo de busca vê o seu site e fazer as otimizações necessárias para melhorar os seus resultados. Entre as suas funcionalidades estão: análise da aparência do site nos resultados de pesquisas, informações sobre o que leva os visitantes até o seu site, indexação das páginas do site no Google e busca por problemas de segurança. Lembrando que é a única ferramenta que mostra as exatas buscas orgânicas que levaram os usuários até seu site. Muito importante dentro de uma estratégia de marketing digital, não é mesmo?
5. Google Analytics
O Google Analytics é um das ferramentas mais importantes de web analytics que permite que você realize o monitoramento do tráfego do site, oferecendo mais de 500 métricas diferentes e relatórios com cruzamentos personalizados. A ferramenta não só colhe os dados e os analisam, mas é a base para tomar as melhores decisões com relação à estratégia de marketing digital adotada.
As principais informações fornecidas pelo Google Analytics estão relacionadas ao número total de visitantes (com divisão entre visitantes únicos e visitantes que retornaram ao seu site), origem do tráfego, acompanhamento de metas, análise dos resultados do seu e-commerce, resultados de campanhas de marketing e monitoramento de suas ações nas mídias sociais. Se você deseja mais inteligência em seu negócio (B.I) o Google Analytics é uma excelente ferramenta.
6. Google Trends
O Google Trends é uma das ferramentas de marketing digital que possibilita acompanhar as tendências e o número de buscas por uma determinada palavra-chave. Com base nessas informações, você pode ter ideias de novos conteúdos, encontrar as tendências para o seu público, comparar termos e tomar as melhores decisões para potencializar os resultados já obtidos.
7. RD Station
O RD Station é uma das ferramentas de automação de marketing mais completas do mercado, promovendo a automação de diversas atividades realizadas no ambiente digital. Suas principais funcionalidades são o disparo de e-mail marketing, criação de landing pages, monitoramento através do lead tracking, segmentação pelo lead scoring, automação de marketing completa, integrações com outras ferramentas e relatórios personalizados.
Entre os seus principais atrativos para os clientes estão a interface de fácil navegação, amplitude de funções em uma mesma plataforma e o custo/benefício gerado por tantas funcionalidades em um mesmo sistema.
8. Scup
O Scup é uma plataforma líder em monitoramento, gestão e análise de mídias sociais. Ela permite o acompanhamento da performance em um único lugar e reúne várias funcionalidades muito úteis no gerenciamento de mídias sociais: monitoramento das menções da empresa em tempo real, aprimoramento das campanhas, agendamento de publicações e acompanhamento de métricas e resultados.
9. FullStory
O FullStory é uma das ferramentas de marketing digital que permite conhecer melhor o seu público. Ele possibilita que você acompanhe o histórico de cada cliente, com o registro das interações de cada um deles no seu site, além da visão da tela de navegação dos visitantes e gráficos sobre os seus comportamentos.
10. Mixpanel
O Mixpanel é uma ferramenta que monitora a atividade do seu cliente no seu site ou aplicativo. O seu objetivo é encontrar informações que permitem conhecer melhor os gostos do seu cliente, aumentar as chances de conversão de leads e aprimorar as taxas de retenção.
Para isso, a ferramenta permite o monitoramento de cada passo dado pelos usuários que visitam o seu site ou aplicativo e organiza essas informações. Além do mais, ela possui outras funcionalidades — como o envio de mensagens para atrair os visitantes de volta, possibilidade de testes A/B, análise do funil de vendas, dentre outras.
Ferramentas de marketing digital: o primeiro passo para a eficiência
Para as empresas que querem investir em marketing digital, essas ferramentas podem ser muito úteis para aumentar a eficiência das suas ações.
Porém, esse é apenas o primeiro passo para potencializar os resultados da sua empresa. Uma equipe de marketing atualizada e uma agência de marketing especializada nessas estratégias levam o seu negócio ainda mais longe e podem ser os parceiros certos para alavancar as vendas do seu negócio.
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