Conheça 6 indicadores-chave que você deve avaliar numa agência de marketing digital antes de contratá-la.
Você sabia que uma agência de marketing digital com experiência de mercado e estratégias inovadoras em marketing pode ser essencial para o seu negócio alcançar melhores resultados?
Apesar de entender que é necessário estar presente no mundo digital, muitos empreendedores ainda não sabem como podem colocar essas ações em prática. Em meio a tantas estratégias e ferramentas, qual é a melhor alternativa para atrair audiência certa e conquistar autoridade na internet?
O segredo para o sucesso pode estar em encontrar uma boa agência de marketing digital. Para isso, é preciso trabalhar com o parceiro certo e que esteja bem alinhado com os objetivos da sua empresa — realmente concentrando os esforços para potencializar os resultados do seu negócio.
Para ajudá-lo a procurar e identificar essas empresas parceiras, veremos 6 indicadores-chave que você deve avaliar numa agência de marketing digital antes de contratá-la. Confira agora!
1. Expertise e know-how em seu segmento
Por outro lado, uma agência que já possui diversos clientes e cases de sucesso de um mesmo segmento consegue alcançar melhores resultados — afinal, ela já entende exatamente como funciona o comportamento do consumidor e sabe bem como se comunicar com os clientes. Se você gerencia uma construtora, certamente, procura por uma agência de marketing digital que compreende as particularidades do seu segmento e sabe o que os seus clientes desejam, certo?
O mesmo vale para uma concessionária, por exemplo, que precisa mostrar o seu valor para um público que costuma dar atenção apenas para o preço dos veículos ou um e-commerce que enfrenta dificuldades em conquistar espaço em um mercado repleto de concorrentes. O know-how da agência num determinado segmento combinado com os seus conhecimentos pode potencializar os resultados obtidos.
2. Ações de marketing inovadoras e tecnologias de mercado
São inúmeras as possibilidades de atuação no mundo digital — que incluem produção de conteúdos em blog, ações nas redes sociais, e-mail marketing, otimização para os mecanismos de busca, entre diversas outras. A utilização das ferramentas corretas para automatizar esses processos é um grande diferencial.
3. Táticas de marketing eficazes para seu segmento
Toda essa estratégia é realizada com base em experimentos e acompanhamento de métricas. Dentre as ferramentas utilizadas na execução do growth hacking estão o estímulo aos conteúdos virais, aquisições, marketing de conteúdo, práticas de e-mail marketing, otimização para mecanismos de busca (SEO), dentre outras. Tudo isso é organizado em torno de um funil composto de 5 estágios:
- Aquisição (junção das melhores práticas para atrair e conquistar um cliente);
- Ativação (foco na entregar de uma primeira boa experiência para o cliente);
- Retenção (comprimento na satisfação total do cliente ao ponto dele continuar utilizando seu produto ou serviço);
- Receita (mensuração do quanto os clientes estão gerando de faturamento para sua empresa ao invés de usar versões grátis, por exemplo);
- Indicações (entendimento do número de clientes que estão convidando amigos e conhecidos para se tornarem seus clientes também).
Nesse contexto, uma agência de marketing digital que conhece bem as técnicas eficazes de marketing para o seu segmento consegue aplicar de forma mais assertiva as técnicas, promover os melhores resultados em pouco tempo e tudo isso com uma maior facilidade. Muito bom, não é mesmo?
4. Estratégias alinhadas com os objetivos da sua empresa
Uma empresa interessada em aumentar o número de vendas no menor tempo possível não quer esperar vários meses para uma longa estratégia de atração e conversão de leads, concorda? Por outro lado, uma outra empresa que tem o foco em construir relacionamentos e fidelizar os clientes poderia adotar uma estratégia completamente diferente.
5. Certificações
Entre as principais certificações estão as da Resultados Digitais e VTEX e Google Partner — referências no marketing digital, compra de mídia digital e em desenvolvimento de e-commerce.
6. Prazos, metas e resultados reais
Esse é um dos principais pontos pelos quais contratar uma agência de marketing digital é melhor do que fazer marketing internamente. Em meio a tantas outras demandas e preocupações na gestão de uma empresa, muitas vezes a produção de conteúdos ou execução de ações na internet fica em segundo plano.
Você deve transmitir uma mensagem de valor ao seu público para gerar engajamento e mostrar que é uma autoridade dentro do seu segmento, não é? E uma agência de marketing digital consegue auxiliá-lo a organizar as suas ideias e colocá-las em prática de forma efetiva — desde que as ações sejam executadas seguindo um cronograma e com monitoramento dos resultados obtidos.
Considerando todas as vantagens proporcionadas por uma agência, basta que você encontre uma boa sintonia para a criação de uma estratégia e faça as definições de como funcionarão os processos de trabalho. Quando todos estão com o mesmo mindset e sabem onde desejam chegar, a sua empresa pode dá um grande salto para consolidar a sua presença digital.
Conquiste os melhores resultados com uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital inovadora e com foco em resultados tangíveis pode ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos e até ultrapassar as metas planejadas. Para conquistar resultados fantásticos, basta encontrar uma agência comprometida com o sucesso do seu negócio.