A Bold mais uma vez foi desafiada para um lançamento da rede de franquias da Yes! Cosmetics, que tem planos de expandir para todo o país. E certamente uma das estratégias que dá certo para engajar os consumidores é a automação de marketing.
A Yes! Cosmetics atua há 18 anos no setor de cosméticos e possui pontos de venda em todo o Brasil. Dessa vez trabalhamos na campanha para atrair novos consumidores para a loja que foi inaugurada no shopping Rio Sul no Rio de Janeiro. Confira no artigo a estratégia de automação de marketing que usamos para essa campanha de sucesso.
Desafio de lançamento da Yes! Cosmetics
Para sua chegada à cidade maravilhosa, a Yes! buscou uma campanha digital com ênfase nas novidades da identidade visual.
Recentemente a Bold desenvolveu um material inédito com ilustrações e um visual mais moderno para otimizar a comunicação com o cliente final, deixando mais fluida e clara.
Nossa missão foi elaborar uma campanha digital para levar pessoas para a nova loja. Criamos uma landing page com um design especial como hotsite da campanha. Nela oferecemos um desconto para os visitantes mediante cadastro do e-mail e indicação de 3 amigas(os).
A oferta direta tornou a comunicação mais simples e possibilitou um modelo básico e eficiente de automação de marketing, além de permitir o rápido crescimento do interesse no número de participantes da promoção.
Entenda o que são os fluxos de automação de marketing
A princípio você deve saber que automação de marketing consiste em usar plataformas para criar uma comunicação em escala com o potencial cliente. Os benefícios vão desde a possibilidade de personalização ao monitoramento de dados.
A automação de marketing pode ser funcional tanto pelo e-mail, como por WhatsApp e outras plataformas de interação.
Por isso toda boa estratégia de marketing digital possui uma lógica compatível com criação de fluxos de automação, pois é a forma mais simples e efetiva de construir um relacionamento com o cliente.
Para a Yes! Cosmetics desenvolvemos uma estratégia de fluxo de automação de e-mail marketing para disparar para quem se inscreveu na landing page da campanha. Esse tipo de fluxo é muito usado no momento de amarrar a jornada de compra do cliente e direcioná-lo para as ações que fazem parte da evolução do funil de vendas.
Para a campanha de inauguração da unidade Yes! no shopping Rio Sul, usamos a ferramenta RD Station com 3 fluxos de e-mail:
- Um para os cadastrados;
- Outro para as 3 pessoas indicadas pelo cadastrado mostrando que a pessoa recebeu o desconto;
- E um terceiro para lembrar a todos de pegarem a oferta até a data de inauguração.
Com a RD station é possível configurar e compreender todos os dados gerados a partir da automação de marketing, como: quem abriu os e-mails e se clicou nos CTAs que sugerimos. Essas taxas funcionam como termômetro da interação do cliente com a marca, e assim podemos mensurar quantas pessoas interagiram com os e-mails e quantas realmente foram para a loja usar seus cupons.
Ter esse relatório é o grande diferencial de uma estratégia online bem planejada que ao final pode ter o impacto mensurado.
Invista em automação de marketing
Nesse case, você viu como uma boa estratégia de automação de marketing pode criar um relacionamento com o seu público, além de estimular o tráfego para sua loja, aumentando o fluxo e as vendas. No geral, estratégias que antecipam essa necessidade podem ser mais efetivas em gerar resultados por conhecer melhor a jornada de compra do cliente.
Mais uma vez a Bold usou sua expertise e as melhores ferramentas do mercado para entregar uma campanha que integra objetivos online e offline da empresa.
Com essa campanha a Yes! pôde impactar positivamente futuras consumidoras cariocas e criar um relacionamento via e-mail. Fica claro também como uma campanha que usa fluxo de automação de e-mail marketing pode aumentar o número de leads, ou seja, expandir o número de pessoas interessadas nos produtos.