Como planejar uma estratégia de Inbound Marketing 360º

estratégia de Inbound Marketing

Cada novo cliente que entra em nossa casa é um desafio que agarramos e enfrentamos como uma nova oportunidade de mostrar resultado e entrega. O desafio é criar uma estratégia de Inbound Marketing que contemple todos os desejos de cada cliente.

Nossa equipe coloca a mão na massa e começa um processo de estudo e planejamento que resulta em um conjunto de processos aliados às melhores práticas de inbound.

Quer aprender um pouco mais sobre uma estratégia de inbound marketing eficaz, e como aplicamos em nossos projetos internos? Continue sua leitura e confira!

Como funciona os processos do Inbound Marketing?

Antes de apresentarmos a estratégia de inbound marketing desenvolvida pela nossa equipe para atender as necessidades de nosso cliente, é importante entender como funciona o inbound marketing. Seguindo o funil de vendas, são 3 etapas que compõem o seu processo de operação. Vamos explicar bem cada uma delas a seguir:

1. Topo de funil: Atração

O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente de acordo com sua jornada de compra. Dessa maneira, a primeira etapa, ou seja, o topo do funil, é o momento de aprendizado e descoberta do lead. A estratégia utilizada nessa etapa consiste em levar o lead a descobrir uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido.

O visitante ainda não sabe que precisa do seu produto ou serviço, talvez até nem o conheça. Ao educar o lead através de conteúdos em forma de blogposts, social post ou infográficos, conseguimos despertar seu interesse, além de começamos o relacionamento com novos clientes em potenciais.

É importante destacar que na primeira etapa da jornada de compra não se deve mencionar produto ou serviços.

2. Meio do funil: Conversão

Após aprender e reconhecer um problema, o visitante está em busca de uma solução. E essa é a situação ideal para realizar a conversão, ou seja, converter a visita em dados para dar seguimento ao relacionamento.

A melhor solução para transformar visitantes em leads é oferecer esses materiais em troca de dados.

Lembre-se que é essencial conseguir os dados desse lead, afinal, o inbound marketing é sobre relacionamento, e para que isso exista, é necessário um meio de contato.

Formulários e landing pages são boas opções para conseguir dados, como nome, email e profissão. Após fornecer esses dados para sua empresa, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

Depois de gerar os leads, ainda é preciso criar fluxos de nutrição e manter seu interesse mais vivo do que nunca. Com isso, a intenção de compra vai aumentar cada vez mais, até chegarem na última fase da jornada.

3. Fundo do funil: Decisão de compra

Finalmente o lead está pronto para tomar uma decisão de compra, por isso, é nessa etapa da estratégia de inbound marketing que devemos apresentar o produto ou serviço como a solução ideal para o problema que o lead busca resolver.

O conteúdo de qualidade deve continuar nutrindo o lead, porém, dessa vez, precisa estar integrado com a equipe de vendas. Estudos de caso, pesquisas de mercado, páginas únicas para demonstrações do produto são exemplos de materiais que podem ser explorados.

Lembre-se que o lead ainda poderá procurar seus concorrentes para finalizar a compra, mesmo após seguir seu funil de vendas. Por isso, não se esqueça de apresentar bons argumentos para persuadir o lead a concluir a compra com sua equipe.

Integração de estratégias é essencial para um projeto

Além de respeitar o funil de vendas, ao pensar em uma estratégia que atendesse ao nosso cliente, também tivemos a preocupação e o cuidado com a integração de cada processo. Como o cliente possui um e-commerce, além de atuação nacional e relacionamento com franqueados, o desafio foi ainda maior.

Cada processo demandou a especialidade de cada profissional do nosso time, que através de estudo do cliente, desenvolvimento de persona, análise de mercado e de seus concorrentes, além do planejamento de campanhas, decidiu a melhor estratégia.

Aplicação na prática

Após todo o estudo, chega o momento da prática. Seguindo o funil de vendas, aplicamos cada processo a seguir:

Atração:

– Marketing de conteúdo: atuando em todas as etapas do funil, é responsável por garantir um conteúdo de qualidade que esteja de fato respondendo à dúvida do leitor. Para isso, é essencial a criação de personas e a pesquisa de palavras-chave;

Na prática: produzimos conteúdos ricos que educam e nutrem o leitor de acordo com as necessidades do cliente.

– Blog: principal canal para transmitir o conteúdo produzido para o leitor. Para desenvolver ainda mais esse canal de atração, o emprego de técnicas de SEO garantem um bom lugar entre os resultados nos mecanismos de busca;

Na prática: um blog completo, alimentado semanalmente com conteúdos relevantes para a nossa persona.

– Social Post: atração de novos leads em um canal mais ativo é essencial para otimizar a atração, assim como o relacionamento com o visitante;

Na prática: perfis em canais como Facebook, Instagram e Youtube são aliados na atração de novos leads para o cliente.

Conversão:

– Landing pages: a página de conversão deverá convencer o visitante a aceitar uma oferta em troca de suas informações. Os CTA, call to action, ou ainda chamadas para ação, são utilizados como convite para o visitante se inscrever.

Na prática: Landing pages são construídas com uma identidade única para cada campanha, com conteúdo e ofertas atrativos para os visitantes.

– Formulários: seja qual for o canal utilizado para atrair o lead, a conversão, etapa indispensável, deverá acontecer por meio de um formulário, no qual o visitante irá inserir seus dados, e se tornar em um lead;

Na prática: presente nas landing pages, banner, pop-up e no blog, os formulários possuem preenchimento fácil e agradável, garantindo a conversão.

Venda:

– Nutrição de leads: permite que cada lead continue seu caminho pelo funil de vendas, mantendo a nutrição de conteúdo.

Na prática: Fluxo de emails foram criados seguindo segmentações que respeitam o momento de compra de cada lead, como fluxos de primeira compra, fluxos de agradecimento e fluxos de cadastro.

Na prática: Fluxo de emails foram criados seguindo segmentações que respeitam o momento de compra de cada lead, como fluxos de primeira compra, fluxos de agradecimento e fluxos de cadastro.

– Automação de Marketing: para estimular o relacionamento com os leads é necessário manter o nível de personalização, mesmo quando o número de leads é alto. A automação de leads é essencial nesse processo.

Na prática: com um cliente com uma ampla base de leads, utilizamos a principal ferramenta do mercado para automação de marketing, o RD Station.

– Email Marketing: uma maneira rápida e prática de manter o interesse do lead no produto ou serviço oferecido, além de ser um canal eficiente para ofertas e descontos.

Na prática: O disparo de emails com promoções imperdíveis é uma das nossas principais ferramentas para levar o lead a finalizar a compra.

Estratégia de inbound marketing personalizada para cada cliente

Planejar uma estratégia de inbound marketing eficaz para cada projeto é um desafio. Entretanto, para garantir resultado e entregar o que o cliente está buscando, o estudo e planejamento é indispensável para o sucesso do projeto.

Dessa maneira, tomamos o cuidado e priorizamos a personalização para cada cliente que atendemos.

Quer conhecer mais projetos comandados pela equipe da BOLD? Visite nosso blog e confira mais!

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