Tornar-se uma franquia de sucesso no Brasil é o objetivo de muitos empreendedores que buscam o sucesso no mercado com suas empresas, concorda?
Entretanto, entrar no mercado de franquias pode ser um grande desafio para qualquer negócio. Em vez de concentrar os esforços em apenas vender produtos, é preciso também dialogar com outros perfis de clientes: os empreendedores e investidores.
É por essa razão que entrar no mercado de franquias é uma decisão que deve ser muito bem analisada. Será que a sua empresa realmente está preparada para explorar novos mercados? Você consegue garantir a continuidade das atividades operacionais enquanto se esforça para procurar por novos franqueados?
As oportunidades de se tornar uma franquia podem ajudá-lo a tomar essa decisão. O mercado de franquias é considerado cada vez mais atrativo e possui uma grande aceitação de um público que busca diversificar seus investimentos ou abrir seu primeiro negócio.
Neste artigo, veremos o passo a passo para transformar a sua empresa em uma franquia de sucesso no Brasil. Confira a seguir!
Como moldar a sua empresa para se tornar uma franquia de sucesso no Brasil?
Transformar a sua empresa em uma franquia de sucesso no Brasil não é uma missão muito complicada, mas requer uma mudança de postura para conseguir captar novos clientes. Uma empresa que comercializa roupas de festa femininas possui um público bem específico, certo? Entretanto, o perfil de potenciais franqueados pode ser bem diferente.
Veja o passo a passo para encarar esse desafio e alcançar o sucesso no mercado de franquias:
Entenda o seu produto e torne-o atrativo
Para se tornar uma franquia de sucesso no Brasil é preciso que você tenha, acima de tudo, um produto diferenciado no mercado — tanto em tecnologia quanto em qualidade. São essas características que despertam o interesse do empreendedor que deseja investir numa franquia.
Lembre-se que existem diversas outras empresas disputando esse mesmo franqueado e apenas aquela que conseguir demonstrar o maior potencial de resultados e rentabilidade conseguirá convencê-lo. Você possui um produto que desperta a atenção dos clientes? Então mostre isso aos seus potenciais franqueados.
Conheça o perfil do seu franqueado
Você certamente conhece o perfil exato do cliente dos seus produtos, certo? Porém, será preciso expandir ainda mais ao entrar no mercado de franquias. Pois, é no perfil do seu franqueado que todas as suas ações devem ser pensadas.
As características dos clientes da sua empresa e dos franqueados podem ser muito diferentes. Busque entender bem qual é o perfil do seu franqueado ideal e analisar todo o comportamento dele com atenção. É com base nisso que você irá montar a estratégia assertiva para atraí-los para investir no seu negócio e se tornar uma franquia de sucesso no Brasil.
Saiba onde o seu potencial cliente está
Agora que você já sabe qual é o perfil de franqueados que você pretende atrair, é hora de se comunicar com esse público para criar oportunidades de venda. O primeiro passo para atrair esses potenciais clientes é identificar em que ambientes eles estão — e então levar a sua marca para esses locais.
Isso pode ser colocado em prática através de uma estratégia de marketing de conteúdo. Você consegue atrair empreendedores interessados com conteúdo atrativo, criativo e único no blog da sua empresa, por exemplo, e convertê-los em leads através de materiais ricos — conduzindo o público certo através de um funil de vendas.
Crie um relacionamento com o seu futuro franqueado
Após conseguir converter o seu futuro franqueado num lead, é importante criar um bom relacionamento com ele. O seu objetivo deve ser sempre educar o seu público e mostrar como uma franquia pode ser um excelente investimento aqui no Brasil.
Imagine que você seja um empreendedor que pensa em abrir uma empresa, mas ainda não decidiu pelo modelo de negócio a ser utilizado. Ao receber semanalmente algumas dicas através de e-mail marketing e newsletter é provável que você fique mais inclinado a investir em uma franquia, não é mesmo?
Invista no atendimento humanizado
Depois de nutrir esse relacionamento com os potenciais franqueados, é a hora de avançar para a fase de negociação — quando você efetivamente fará uma abordagem para convencer esse lead que agora virou uma oportunidade a abrir uma unidade da sua franquia. Esse momento é fundamental para conseguir fechar bons negócios.
Quando você sentir que o lead é uma possível oportunidade e já está pronto para a fase de negociação, agende uma reunião por telefone e converse com ele pessoalmente. Humanize seu atendimento e entenda qual foi o caminho percorrido por esse lead. Através de um bom CRM de vendas sua equipe comercial poderá de forma eficiente entender toda a jornada do seu futuro cliente e tornar a venda para ele muito mais assertiva. Lembre-se que abrir uma franquia é um investimento sério, uma relação de confiança é determinante para a decisão do seu cliente, por isso quanto mais informações sobre esse prospect maior será a chance de fechamento.
Dica: segmente os seus anúncios e seja assertivo no seu público
O segredo para se tornar uma franquia de sucesso no Brasil está em ser efetivo na atração do público interessado. Quando você segmenta seus canais de comunicação e dialoga diretamente com potenciais franqueados as possibilidades de atingir de fechar novos negócios aumenta e uma boa forma de se observar a assertividade está nas taxas de conversão e taxas de rejeição das suas campanhas.
A abertura de uma franquia é um assunto que chama a atenção de um pequeno público muito específico, não é? É por essa razão que de nada adianta fazer anúncios sem focar no público certo. Ser assertivo em atrair o público que realmente têm interesse e perfil para realizar a abertura de uma empresa é o primeiro passo para o sucesso.
Inbound marketing: uma excelente estratégia para se tornar uma franquia de sucesso no Brasil
Investir em uma estratégia de marketing digital inovadora para conquistar novos franqueados proporcionará um maior controle e assertividade no crescimento do seu negócio. É na internet que você consegue atrair e se relacionar com grande parte dos seus potenciais clientes.
Esse é o caso do trabalho que realizamos para a rede de franquias da Yes! Cosmetics, um verdadeiro case de sucesso. O objetivo era gerar leads qualificados para a compra de franquias. Assim, desenvolvemos uma estratégia de performance no Google AdWords e Facebook Ads trazendo autoridade para a marca e audiência para o site e landing pages.
Através da estratégia de inbound marketing, conseguimos identificar os potenciais clientes com perfil para a compra. Com isso, conseguimos gerar em apenas três meses 782 leads e 440 oportunidades de negócio, que ajudará a Yes! Cosmetics a alcançar a meta de terminar o ano de 2018 com um total de 200 franqueados.
Com o Inbound Marketing, você ganha eficiência e otimização em todo o processo de vendas — gerando mais resultados para o negócio. Se você deseja se tornar uma franquia de sucesso no Brasil, essa pode ser a melhor solução para expandir sua franquia para o mercado nacional.