Saiba por que a estratégia de inbound marketing para construtoras dá certo

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O inbound marketing para construtoras é uma estratégia digital que possibilita resultados expressivos na venda de empreendimentos imobiliários.

O marketing está em constante mudança para se adequar ao comportamento dos consumidores. Por isso é fundamental para a sua empresa estar bem posicionada no mercado através das estratégias mais recentes e eficientes de marketing.

Assim, empresas do segmento de construtoras podem ter melhores desempenhos nas vendas investindo numa estratégia mais adequada que esteja apta a resolver as principais dificuldades do setor. Como, por exemplo, um longo período de negociação que caracteriza a venda de imóveis, se comparado ao tempo da venda de produtos mais simples.

Além disso, o segmento de construtoras sofre muito com a dificuldade de encontrar clientes qualificados através das estratégias de marketing convencionais.

No entanto, com uma estratégia de inbound marketing para construtoras, você consegue fazer com que a campanha de vendas do seu empreendimento alcance pessoas com o perfil de comprador. Além disso, é possível criar um bom relacionamento entre a sua marca e o cliente prospectado. Assim, a construtora se torna capaz de fechar negócios de forma mais rápida e com melhores margens na venda.

Você deseja entender como uma estratégia de inbound marketing para construtoras funciona? Confira nesse artigo e saiba por que essa estratégia de marketing é mais eficiente para vender imóveis.

Saiba por que a estratégia de inbound marketing para construtoras dá certo

Tomar a decisão de implementar uma estratégia de inbound marketing para a sua construtora se torna mais lógico quando você compreende os principais pontos que levam o seu potencial cliente até o seu empreendimento. Com as etapas que veremos a seguir ficará mais fácil visualizar a jornada de compra e entender porque você deve otimizar a presença da sua empresa no meio digital, aumentando a notoriedade e atraindo mais vendas.

Entenda quais são seus produtos e suas respectivas personas

Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, incluindo todas as suas principais características: informações demográficas, gostos, desejos, hobbies, formação, renda, objeções, principais canais de comunicação utilizados, dentre várias outras informações pertinentes. É com base nesses dados, e principalmente nas dores do seu cliente, que uma agência de marketing digital especializada conseguirá articular ações assertivas para alcançar o público certo para o seu negócio.

Assim, você poderá investir em estratégias assertivas de conteúdo e relacionamento. Por exemplo, imagine uma construtora que investe pesado no Instagram mas, na verdade, o seu público é mais específico e costuma utilizar o LinkedIn? mas será que o seu público prefere consumir conteúdo por e-mail? Certamente as ações não alcançaram todos os resultados que poderiam e essa construtora perderá tempo e dinheiro em uma estratégia que não irá trazer retorno real para o negócio.

Invista em criação de conteúdo e materiais inteligentes

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa numa estratégia de inbound marketing para construtoras. A criação de conteúdos úteis para os potenciais clientes da empresa representa várias vantagens. Por exemplo, a ampliação da visibilidade, construção de autoridade, condução do cliente ao longo da jornada de compra, conversão de leads qualificados, estímulo ao momento da compra, dentre várias outras.

A criação de conteúdos e materiais ricos podem ser colocadas em prática de diversas formas, como blogpost, eBooks, infográficos e vídeos do empreendimento. Com a nutrição do seu potencial cliente com conteúdos relevantes é possível gerar leads através de landing pages. Elas consistem em uma página especial para a captura de dados dos usuários que demonstram interesse no seu empreendimento.

Saiba também que no momento de criar conteúdo, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Uma prática que tem conquistado o mercado de construtoras e imobiliárias é a produção de um site dinâmico e responsivo, além da realidade virtual que tem permitido que o potencial cliente navegue pelo empreendimento oferecido sem precisar sair de casa, ou através de um óculos de realidade aumentada no estande do imóvel.

Esse tipo de estratégia atrai a atenção e curiosidade do público, criando uma boa percepção sobre o imóvel ofertado. E para a execução destas ações digitais, certamente, sua empresa precisará de uma agência de marketing digital parceira e especializada em inbound marketing para construtoras.

Invista em mídia paga para alcançar uma maior visibilidade

Para que uma estratégia de inbound marketing para construtoras realmente seja eficiente, a geração de tráfego e aumento da visibilidade sobre a página da empresa é muito importante. Esse é o passo inicial para conduzir o seu potencial cliente até o momento da compra.

A prática mais rápida para colocar isso em ação é investir em mídia paga – tanto nas redes sociais quanto no Google. Com um investimento reduzido comparado às mídias tradicionais, é possível fazer com que a sua página seja vista por mais pessoas que têm o perfil do seu potencial cliente de acordo com fatores de segmentação.

O investimento em um trabalho de SEO para tráfego orgânico também é válido. Porém, são as mídias pagas que vão trazer um tráfego qualificado e assertivo devido à possibilidade de segmentação, e em um período de tempo menor.

Crie um relacionamento entre a construtora e os seus clientes para encantá-los

Manter um bom relacionamento com o cliente é uma etapa crucial no processo de aplicação do inbound marketing para construtoras. É a partir desses relacionamentos que você terá condições de analisar se o cliente está apto para passar de fase na jornada de compra e avançar em direção à compra efetivamente.

A condução dos usuários através da sua jornada de compra pode ser colocada em prática através de uma estratégia de e-mail marketing com a criação de fluxos de e-mail paralelos (entregando conteúdos) e prioritário (induzindo o lead para a próxima etapa, que é a visita ao empreendimento). Quando isso funciona da forma correta, são criadas oportunidades reais de negócio.

Alinhe a sua estratégia de inbound marketing com seu CRM

Dentro da estratégia de relacionamento, essa é a etapa em que os leads devem ser avaliados para determinar se estão aptos para a próxima etapa. O próximo passo pode ser uma visita ao estande ou ao apartamento decorado. Nesse momento, o consultor irá entrar em contato com o lead por telefone para marcar uma visita e começar o ciclo de relacionamento pessoalmente.

Ou seja, é com o uso do CRM que é feita a integração entre as equipes de marketing e o comercial da construtora. Enquanto o marketing cria ótimas oportunidades de venda com o uso do inbound marketing para construtoras, a equipe comercial recebe leads aquecidos e preparados para o momento da compra.

Por essa razão, as equipes de marketing e vendas devem estar bem alinhadas e focadas em um objetivo comum: agendar visitas e fechar mais vendas.

Crie confiança para fechar mais vendas

O empreendimento de uma construtora leva tempo para ser vendido. Um imóvel é um bem de grande valor e representa um investimento a longo prazo – gerando um processo de decisão de compra que também é mais longo.

Considerando esse contexto, manter um relacionamento presente e especializado com o seu cliente é uma ótima estratégia para acompanhá-lo até que ele esteja pronto para tomar a sua decisão de compra. A ideia do inbound marketing para construtoras é encantar o potencial cliente e manter o seu desejo em aberto até o momento em que ele se sentir pronto para comprar. Por isso, é muito importante criar o sentimento de confiança nos clientes para que, quando tomem sua decisão, estejam prontos para fechar negócio com a sua empresa.

 

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