A gestão de franquias desperta muitas dúvidas nos empreendedores que desejam ampliar os negócios da sua empresa entrando para o setor de franquias.
Essa é uma opção cada vez mais buscada por conta das diversas oportunidades no mercado – afinal, o segmento de franquias está em expansão constante. Entretanto, reconhecer essas oportunidades é apenas o primeiro passo para potencializar os resultados. É necessário conhecer boas práticas para poder garantir o sucesso da empresa como franqueadora e o sucesso das empresas franqueadas, não é?
Assim como é necessário adotar práticas de marketing para vender os seus produtos ou serviços, uma boa estratégia de marketing também é fundamental para atrair os franqueados. A gestão de franquias é determinante para conquistar um lugar no mercado.
Neste artigo, falaremos sobre a gestão de franquias e as melhores práticas de marketing para franchising no Brasil. Confira agora!
As melhores práticas de gestão de franquias
Você deseja transformar a sua empresa em uma franqueadora de sucesso? As práticas de gestão de franquias que veremos a seguir podem ser determinantes para trilhar o seu caminho nesse mercado.
Ofereça o suporte necessário para os seus franqueados
Imagine que você resolva se tornar um franqueado de uma marca reconhecida no mercado. Para que você consiga manter o padrão de qualidade e alcance sucesso no mercado será necessário que você receba um grande suporte da empresa franqueadora, não é? Afinal de contas, foi aquela organização que desenvolveu todo o modelo de negócio de sucesso.
Para iniciar um sistema de franquias de sucesso é necessário dar todo o suporte para quem deseja abrir sua unidade. Essa rotina é muito importante para manter o padrão da operação, marketing, visual merchandising, formas de pagamento, entre outras atividades internas.
Além disso, também é muito importante saber como negociar taxas melhores no mercado, aumentando a lucratividade do negócio e diminuindo despesas fixas. O suporte vai desde a consultoria para escolha do ponto e visitas de consultores de campo até o acompanhamento diário da operação da central de compras.
Aperfeiçoe sua franquia e o seu negócio com treinamentos
Os treinamentos são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços e produtos oferecidos ao cliente. Um empreendedor que deseja se tornar um franqueado ainda não conhece as rotinas internas e nem o processo de produção até a entrega para o cliente.
Imagine uma empresa que comercializa sanduíches e sucos. Seria impossível para um franqueado manter a qualidade dos produtos sem um bom treinamento sobre todo o processo de produção, não é? O cliente que visita essa empresa busca alimentos com o mesmo padrão de qualidade das outras unidades.
Após o treinamento inicial, também é preciso realizar treinamentos periodicamente para informar sobre um novo produto, alinhar o atendimento, explicar novas ações de marketing, entre outros assuntos. Lembre-se que as empresas franqueadas devem representar a sua marca da melhor forma possível.
Tenha em mente o seu planejamento territorial e estratégico
Você deseja expandir a sua empresa em outros bairros do seu município? Ou então alocar unidades da franquia espalhadas pelo estado? Em um futuro você pensa em atender uma parcela maior do território nacional? Todas essas definições também fazem parte da gestão de franquias.
Como franqueador, é necessário que você tenha em mente um planejamento estratégico de expansão da rede de franquias, pensando em território e quais localidades seriam mais interessantes para o seu negócio. Se você ficar esperando pelo surgimento de franqueados sem definir as melhores localizações, são grandes as chances de que algumas dessas unidades não consigam obter bons resultados.
Entregue um suporte em marketing para seus franqueados
Um dos grandes benefícios das franquias para os franqueados é a possibilidade de receber um suporte em atividades complementares – como nas ações de marketing. É uma relação em que todos saem ganhando: o franqueado consegue potencializar as suas vendas e a sua marca ganha mais reconhecimento no mercado, utilizando o know-how de profissionais experientes.
Investir em marketing para seus franqueados é muito importante para continuar trazendo visibilidade à marca e aos produtos, conquistando cada vez mais seus clientes. Acima de tudo, é importante ter a comunicação das franquias unificada com a da marca, evitando que a identidade da marca seja perdida.
Acompanhe o desempenho dos seus franqueados
Uma boa gestão de franquias deve entender que as unidades abertas pelos franqueados funcionam como uma extensão da sua organização. Quando uma unidade não consegue alcançar bons resultados e fecha prematuramente, toda a reputação da marca recebe um impacto negativo.
Por essa razão é tão importante acompanhar os índices e rendimentos dos franqueados. Isso garante que você tenha condições de tomar decisões para reverter possíveis erros que possam acontecer ou melhorar as estratégias estipuladas para o sucesso da franquia.
O acompanhamento dos números e dados é fundamental para o sucesso do negócio – tanto por parte do próprio franqueado quanto da franqueadora no intuito de traçar planos de ação para franquias específicas melhorarem seus resultados.
Seja transparente com os seus franqueados
Em uma relação entre franqueadoras e franqueadas a confiança é um atributo fundamental. Afinal, estamos falando sobre um relacionamento que pode se estender por vários anos e envolve um grande investimento, não é?
Para criar uma boa relação com os seus franqueados, busque ser transparente desde o primeiro contato. Tenha todos os passos documentados na hora de fechar um contrato de franquia e explique cada detalhe para o franqueado a fim que ele entenda com é feito cada processo ou para resolver qualquer dúvida que ele possa ter.
Gestão de franquias: o caminho para o sucesso como franqueador
As empresas que buscam sucesso no mercado de franquias precisam deixar todo o planejamento para franqueados já pronto e redondo antes de começar a buscar por franqueados. Somente depois de definir todas as diretrizes básicas é que devem iniciar os esforços para captar os primeiros interessados.
Lembre-se que a gestão da rede deve ser encarada da mesma forma como a gestão do seu negócio. A estratégia a ser seguida precisa ser definida no planejamento e as práticas de marketing devem estar alinhadas ao perfil dos franqueados e aos objetivos buscados pela sua empresa.
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