Você deseja potencializar os resultados em vendas do seu negócio? Saiba que estratégias de marketing digital eficientes podem ser uma ótimas formas de alcançar suas metas e objetivos. Explorando as ferramentas disponíveis na internet, a sua empresa pode ampliar a sua visibilidade, construindo uma autoridade e conquistando potenciais clientes.
Com que frequência você pesquisa por produtos ou serviços no Google? Ou então interage com marcas nas suas redes sociais? Todas essas empresas que você consegue encontrar facilmente na internet colocam em prática estratégias de marketing digital para melhorar o seu relacionamento com o público e a sua presença digital.
Levando a sua empresa para o mundo digital é possível obter resultados incríveis. Entretanto, não basta criar um site ou perfis nas redes sociais e aguardar os resultados. É necessário elaborar uma boa estratégia que conduza a sua empresa a alcançar o seu público de forma assertiva.
Neste artigo veremos como utilizar estratégias de marketing digital para alavancar as vendas do seu negócio. Confira agora!
Por que o marketing digital se tornou uma estratégia de sucesso?
Você já reparou que nos últimos anos os consumidores mudaram os seus hábitos refletindo diretamente nas suas relações com as empresas?
Pense por um instante em uma pessoa que deseja comprar uma motocicleta. Até alguns anos atrás, ela poderia acompanhar os anúncios no jornal, assistir alguns anúncios na televisão, conversar com amigos ou então visitar algumas lojas na sua cidade, certo?
Hoje em dia, essa mesma pessoa pode simplesmente fazer uma pesquisa na internet para encontrar diversas concessionárias e sites especializados na venda de veículos usados, por exemplo. Além disso, esse consumidor também consegue facilmente ter acesso às dicas sobre a escolha do carro certo para tomar a melhor decisão de compra, ou quais aspectos observar na hora de comprar esse tipo de modelo.
Foi essa migração do consumidor para o mundo digital que tornou as estratégias de marketing digital tão populares entre as empresas. Se os consumidores estão buscando por produtos e serviços na internet, por que as empresas deveriam continuar investindo apenas no marketing tradicional?
Por isso, várias empresas notaram que precisavam aumentar a sua presença digital. Quanto mais organizações disputam o interesse dos clientes, melhor tem que ser a qualidade das suas ações. É por essa razão que desenvolver uma boa estratégia de marketing digital pode potencializar os resultados do seu negócio.
Como utilizar estratégias de marketing digital para alavancar as suas vendas?
Para colocar em prática as estratégias de marketing digital e alavancar as suas vendas é preciso dar atenção a diversos fatores que influenciam as suas ações no ambiente digital. Neste capítulo destacaremos quais são as principais formas de potencializar os seus resultados.
Entenda o seu cliente e em que momento da jornada de compra ele se encontra
Nem todos os seus clientes (ou potenciais clientes) estão no mesmo momento da jornada de compra. Enquanto alguns usuários ainda estão conhecendo a sua empresa e se informando sobre os seus produtos ou serviços, outros já estão preparados para realizar a compra agora mesmo.
As estratégias de marketing digital precisam considerar essa diferença entre o público e criar um planejamento de conteúdo com foco na jornada de compra desses potenciais clientes. Dessa forma, você consegue suprir às necessidades de todas as pessoas que entram em contato com a sua marca e conduzir esses potenciais clientes naturalmente até o momento da compra.
Eduque o seu potencial cliente e utilize estratégias de ranqueamento
Educar o seu cliente com conteúdos inteligentes aumenta a percepção do valor em relação à sua empresa e ao seu produto/serviço. Para isso, você pode buscar por plataformas on-line que auxiliam esse tipo de trabalho, como a RD Station, Sharpspring e Contentools, por exemplo.
Também é fundamental utilizar estratégias de ranqueamento — que servem para que os seus conteúdos sejam encontrados mais facilmente nas pesquisas orgânicas do Google. Quanto melhor for o seu posicionamento, maiores são as chances de que um usuário encontre sua empresa e entre no site.
Segundo o estudo Google Organic Click Through Study: comparison of Google’s CTR by Position, Industry and Query Type (Estudo dos Cliques Orgânicos do Google: comparação da CTR do Google por Posição, Indústria e Tipo de Consulta, em tradução livre), realizado pela empresa Internet Marketing Ninjas, o melhor posicionamento nas pesquisas do Google recebe cerca de 21% de cliques, enquanto 10% para o segundo lugar e 7% para o terceiro melhor posicionado.
Esteja onde o seu potencial cliente pode estar
De nada adianta você gastar um caminhão de dinheiro com vários anúncios em ambientes em que o seu potencial cliente não está. Imagine uma empresa que presta o serviço de consultoria empresarial e veicula anúncios em canais infantis na televisão. São pouquíssimas as chances de que essas ações tragam um bom resultado.
Atualmente, o ambiente em que o seu cliente está é a internet. Mais especificamente, as estratégias de marketing digital devem considerar o potencial das redes sociais — que possuem um público cada vez maior e oferecem uma ótima oportunidade de interação com esses usuários e também estratégias como conteúdo para blog e disparos estratégicos de e-mail marketing.
Mensure seus resultados e otimize o seu conteúdo cada vez mais
Já imaginou se fosse possível acompanhar todos os resultados das suas ações de marketing? Infelizmente, é impossível sabermos quantas pessoas olharam para um outdoor com a sua marca ou quantos usuários se dirigiram até a sua empresa após ver um anúncio no jornal, não é mesmo?
Entretanto, na internet todas informações ficam armazenadas e podem ser consultadas. Quantas pessoas visitaram o seu site (e por qual canal a sua página foi encontrada), quantas pessoas abriram o seu e-mail marketing, quantos usuários visualizaram uma postagem no Facebook ou quais usuários concluíram uma compra são apenas alguns exemplos disso.
Mensurar os resultados das suas ações é essencial para corrigir possíveis erros no meio do caminho e otimizar cada vez mais o trabalho com um conteúdo assertivo. Para fazer um acompanhamento em tempo real e analisar todos os dados obtidos você pode utilizar algumas ferramentas digitais disponíveis na internet.
Alinhe a sua equipe de vendas junto com a equipe de marketing
Juntas, as equipes de marketing e vendas podem obter resultados incríveis e levar as suas estratégias de marketing digital mais longe. Quando as suas ações são coordenadas, é possível otimizar o tempo de compra do cliente e melhorar a sua experiência — entregando ao cliente qualidade no atendimento.
Em vez de abordar pessoas aleatórias que não demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço, a sua equipe de marketing pode identificar quais são os usuários que podem ser potenciais clientes e, então, passar para o seu time comercial os leads qualificados para compra. Por isso que o marketing digital é tão importante para preparar o cliente para a compra e tornar sua equipe de vendas mais assertiva.
As melhores estratégias de marketing digital com profissionais especializados
O marketing digital é uma grande tendência e uma estratégia altamente eficaz para levar resultados reais em vendas para a sua empresa. Mas, esses resultados podem ser ainda melhores quando você pode contar com o auxílio de profissionais especializados e que estejam atentos aos objetivos e metas do seu negócio.
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